domingo, 18 de abril de 2010

Origens do Colégio de S.Gonçalo


O Colégio de São Gonçalo (pertença da Diocese do Porto), nasceu em 1931, uma vez que os Estatutos da Creche já potenciavam a criação de um colégio mais amplo e significativo para os jovens amarantinos, registando no início na instrução primária 33 alunos (ambos os sexos).
Padre Joaquim Teixeira da Silva, que foi nomeado o primeiro director, já tinha no seu horizonte a ideia da criação de um estabelecimento que oferecesse aos filhos das famílias mais desfavorecidas um ensino secundário. De facto, a fundação do Colégio trouxe imensas vantagens para os pais dos filhos estudantes, uma vez que os alunos que quisessem prosseguir os estudos teriam de escolher o Porto ou Penafiel (onde havia um só colégio).
O seu projecto foi criticado, contestado, muitos olhavam para ele com descrença, mas a verdade é que ninguém conseguiu contrariar o poder do seu querer, apesar dos inúmeros contratempos que lhe aparecia pela frente, como a falta de recursos financeiros e humanos.
Foi com o apoio do Estado, da Igreja e da população amarantina que o Colégio finalmente arrancava, enfrentando sem medo algum as dificuldades do percurso. Era já considerável a sua população escolar:

Instrução Primária: 33 alunos (ambos os sexos) 1º Liceal: 20 alunos (ambos os sexos) 2º Liceal: 9 alunos

Nos primeiros tempos foi criado no Colégio um internato para rapazes (eram cerca de 19), que dispunha de boas condições e que se situava no Largo do Arquinho.

                                                                              Foto: Arquivo do Colégio de S.Gonçalo

Sem comentários:

Enviar um comentário