quarta-feira, 26 de maio de 2010

Entrevista a Rúben Ribeiro


Com que idade ingressaste no Colégio de S. Gonçalo?
RR: Com 5 anos de idade.


Como descreves os anos passados no Colégio de S. Gonçalo, até hoje?
RR: Foram, sem margem para dúvidas, anos marcantes. Jamais me poderei esquecer de uma etapa da minha vida que durou 12 anos! Além disso, ao marcar a minha infância e a minha adolescência, constituiu-se como um alicerce estrutural no meu processo de crescimento (intelectual, sobretudo).


Quais as melhores recordações que reténs até ao dia de hoje do Colégio de S. Gonçalo?
RR: Basicamente, duas coisas: os bons resultados que aqui obtive e os bons amigos (colegas e professores) que encontrei no meu caminho.


Consideras o Colégio de S. Gonçalo diferente das outras escolas? Porquê?
RR: Creio que a principal diferença reside no facto de possuir um cariz cristão e de tentar difundir, pela comunidade educativa, valores religiosos. Trata-se, pois, de uma escola com autonomia pedagógica e um projecto educativo muito próprio.


Consideras a relação professor/aluno boa no Colégio de S. Gonçalo? Porquê?
RR: Penso que a proximidade e até mesmo a amizade entre o aluno e o professor são, de facto, maiores no Colégio, quando comparado com outras instituições de ensino. A meu ver, os professores demonstram, regra geral, preocupação com o aproveitamento dos seus alunos e estes, por seu turno, reconhecem nos professores, regra geral, a tal proximidade e amizade de que falava.


Qual o professor que mais te marcou até agora? Porquê?
RR: Uns mais, outros menos, todos me marcaram um pouco. Porém, no 11º ano, o professor Sílvio Macedo (de Filosofia), com “um outro olhar sobre o mundo”, tornou-se um dos mais importantes professores da minha caminhada colegial. Convém salientar que este é um dos professores que, com todo a sua capacidade reflexiva e todo o seu espírito crítico, mais empenhado se revela em formar os seus alunos no domínio da Ética e em apresentar-lhes os “caminhos” para que estes possam vir a ser, no futuro, verdadeiros Homens, excelentes Pessoas, óptimos Cidadãos, e, claro está, Filósofos à sua maneira!


Em breves palavras, diz-nos o que significa para ti o Colégio de S. Gonçalo.
RR: Para mim, o Colégio de São Gonçalo foi, como já referi, uma marca. Uma marca para o futuro, para a vida. E uma vida com sentido! Será sempre, com toda a certeza, uma escola para mim, pois ainda que não frequente as salas de aula, os recreios, o ginásio, a biblioteca, etc., vou vaguear sempre pelas minhas memórias ou boas recordações, que essas não me deixam jamais…

Sem comentários:

Enviar um comentário