quarta-feira, 3 de março de 2010

Amarante, a Cidade do Tâmega


A nobre cidade de Amarante pertence ao Distrito do Porto, região Norte e subregião do Tâmega, com cerca de 11 261 habitantes. O município é limitado a norte pelo município de Celorico de Basto, a nordeste por Mondim de Basto, a leste por Vila Real e por Santa Marta de Penaguião, a sul por Baião, Marco de Canaveses e Penafiel, a oeste por Lousada e a noroeste por Felgueiras.

O comércio e os serviços encontram-se maioritariamente em Amarante e em Vila Meã, os dois principais núcleos urbanos do concelho. O actual presidente da Câmara Municipal de Amarante é Armindo Abreu, do Partido Socialista.

Geografia

O concelho de Amarante é marcado pelo seu relevo. É o maior concelho do Distrito do Porto, tendo cerca de 29000 hectares de superfície. É atravessado pelo rio Tâmega, Ovelha, Ôlo e Odres.
Cerca de 80% da superfície do concelho encontra-se abaixo dos 600 metros de altitude. No entanto, está inserida em Amarante uma das serras mais altas serras do país, o Marão, que tem cumes que atingem os 1450 metros, e a serra da Aboboreira.
O solo é maioritariamente formado por granito, com predomínio da biotite. Há também algumas zonas de xisto dispersas pelo concelho.






Imagem: http://www.theage.com.au/ffximage/2007/11/19/Amarante_gallery__600x398,0.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário