quarta-feira, 3 de março de 2010

Origem e História de Amarante


Crê-se que Amarante teve a sua origem nos povos primitivos que habitaram a serra da Aboboreira (habitada desde a Idade da Pedra), apesar de o nome dos seus fundadores ainda serem desconhecidos.

A nossa cidade começou a adquirir importância depois da chegada de São Gonçalo (1187-1259), que nasceu em Tagilde, em Guimarães, que depois de peregrinar por Roma e Jerusalém, se fixou na Cidade do Tâmega. É a ele que se atribui a construção da velha ponte sobre o rio.

Amarante tornando-se alvo de inúmeras peregrinações, viu a sua população crescer harmoniosamente. No século XVI, D. João III ordenou a construção do Mosteiro de São Gonçalo sobre a capela, onde segundo a tradição São Gonçalo viveu e foi sepultado.
Em 1763, deu-se a derrocada da velha Ponte de São Gonçalo devido às cheias do Rio Tâmega. Após o sucedido, a ponte foi reconstruída com o aspecto que apresenta actualmente.

No início do Século XIX, Napoleão Bonaparte tentou invadir Portugal e, Amarante também foi alvo de invasão por parte dos franceses. Refira-se o heróico episódio da Defesa da Ponte de Amarante que conferiu ao General Silveira o título de Conde de Amarante e que deu a Amarante a honra de ser condecorada com o colar da Ordem Militar da Torre e Espada que reflecte no seu brasão municipal. Após este acontecimento, criaram-se planos para a reconstrução de Amarante, uma vez que os franceses tinham incendiado quase todas as casas.

O auge cultural de Amarante, dá-se nos inícios do Século XX, graças a Teixeira de Pascoaes, nas letras e a Amadeo de Sousa-Cardoso, na pintura.

Amarante adquiriu estatuto de cidade a 8 de Julho de 1985, data do seu feriado municipal.



Foto: Arquivo do Colégio de S.Gonçalo

Sem comentários:

Enviar um comentário