segunda-feira, 17 de maio de 2010

Entrevista a Cláudia Miranda


Apresentamos, agora, uma entrevista realizada a uma ex-aluna e actual Educadora de Infância, Cláudia Miranda.


Há quanto tempo está ligado ao Colégio de S.Gonçalo?
CM: Há 30 anos, desde o 1º ciclo, como profissional há 15 anos.


O que significou para si estudar no Colégio?
CM: Foi um local onde cresci como ser humano, pessoa e cidadão, onde aprendi a distinguir o certo do errado o que me transformou num ser sensível, amigo e preocupado com o próximo.


Que diferenças considera mais significativas entre o Colégio do seu tempo de estudante e o de agora?
CM: O respeito pelos professores, pelo Director e pelas pessoas no geral. E falo não só a nível de alunos, mas também de professores e funcionários.


Considera as regras do regulamento interno actual mais adequadas que as do regulamento anterior? Porquê?
CM: Sim, o sistema de ensino e a sociedade assim o exigem, embora nunca achasse o Colégio do meu tempo nenhuma “prisão” nem com regras demasiado rígidas.


Que aspecto desta instituição lhe agradava mais quando era estudante?
CM: Sermos uma “família” grande, onde todos nos tratavam pelo nome e se cumprimentavam nos corredores. Havia muita amizade entre professores e alunos e ninguém ignorava ninguém.


E o que mais a desagradava?
CM: Algum rigor que por vezes era imposto e que, como qualquer adolescente, não gostei, como as faltas, fumar, etc.


Considera os métodos de ensino, antigo e actual, diferentes? Qual acha o mais adequado?
CM: Ambos têm coisas positivas e negativas, no entanto, segundo me tenho apercebido, parece-me lamentável que o aproveitamento dos alunos hoje, não seja o que poderia ser visto terem recursos que no meu tempo não existiam.


Quais os aspectos mais positivos da sua experiência laboral no Colégio de S.Gonçalo?
CM: A relação com os meus alunos, a amizade que tenho com o meu grupo de trabalho e com os outros elementos da instituição, e a relação de amizade, respeito e carinho com a direcção.

Considera que a educação recebida no Colégio foi crucial para a sua evolução a nível pessoal? Porquê?
CM: Sim, vivi muitas horas com gente muito boa que passou ou ainda permanece nesta instituição e que de alguma forma contribuíram para a formação da minha personalidade.

Qual é a melhor recordação que guarda do Colégio?
CM: Os bons professores que tive e os amigos que ainda hoje preservo do tempo do Colégio.

Sem comentários:

Enviar um comentário