terça-feira, 18 de maio de 2010

Inquérito - Cursos do Colégio de S. Gonçalo - Resultados


Após uma análise cuidada do resultado dos inquéritos sobre os cursos existentes no nosso Colégio, publicamos, agora, a nossa reflexão sobre os mesmos.

Na primeira afirmação – “O Colégio oferece diversos cursos, facilitando a escolha no início do secundário.” – verificamos que todos os alunos concordam com a mesma.

Já na segunda afirmação – “Os cursos tecnológicos que o Colégio oferece estão direccionados para futuros estudos superiores, mas também para o mercado de trabalho.” – as opiniões começam a divergir. No entanto, a opinião positiva continua a prevalecer.

Na terceira afirmação – “Os cursos do Colégio de S. Gonçalo preparam bem os alunos nas diferentes áreas curriculares.” – as opiniões positivas continuam a existir em maior número do que as negativas, o que é mais um motivo de orgulho para esta instituição.

Na quarta afirmação – “Os cursos tecnológicos do Colégio de S. Gonçalo oferecem uma excelente preparação para a vida de trabalho.” – apesar de existir um certo número de alunos que discordam da frase, a maior parte continua a concordar.

Na quinta afirmação – “Os professores responsáveis pelos cursos trabalham para que no 12º ano, os alunos tenham um local onde possam estagiar e aplicar todas as suas aprendizagens.” – mais de 80% dos alunos concordam com a afirmação enquanto os alunos com opiniões opostas continuam em minoria.

Na ultima afirmação – “O Colégio dispõe de um serviço de orientação vocacional adequado no que diz respeito ao ensino superior.” – verificamos com agrado que a maioria dos alunos, estão satisfeitos com o serviço de orientação vocacional desta instituição.

Em suma, os resultados deste inquérito revelaram-se satisfatórios na medida em que verificamos que os nossos alunos estão, no geral, satisfeito com o que o Colégio tem para oferecer a nível académico.

Inquérito - Infra-Estruturas do Colégio de S. Gonçalo - Resultados


Após colocarmos um inquérito sobre as infra-estruturas do Colégio de S. Gonçalo à turma do 9ºB, publicamos, agora, os resultados do mesmo, juntamente com uma reflexão do nosso grupo.

Na primeira afirmação, “O Colégio possui excelentes infra-estruturas.”, verificámos, com satisfação, que a grande maioria dos alunos (86%), concorda. Apenas 14% dos inquiridos discorda desta afirmação.

Relativamente à segunda afirmação – “As infra-estruturas satisfazem inteiramente as necessidades dos alunos.” – podemos ver que existe uma proximidade entre duas opiniões contrárias: 55% concordam com a afirmação (juntando a opção “Concordo” com “Concordo totalmente”) e 45% discordam. Estes resultados são compreensíveis uma vez que, apesar das infra-estruturas do Colégio serem realmente boas, é claro que seria impossível satisfazer por inteiro as necessidades de 2155 alunos.

Nos resultados da terceira afirmação – “Para a prática de educação física, o Colégio dispõe de infra-estruturas qualificadas.” – vemos que 52% dos alunos concordam com a afirmação, 28% concordam totalmente, 17% discordam e 3% discordam totalmente. Mais uma vez, vemos que as opiniões positivas superam as negativas.

Em relação à quarta afirmação – “Para o bom funcionamento das aulas de teor prático (mecânica, laboratório e salas de informática) o Colégio oferece todas as infra-estruturas necessárias.” – a maioria (80%) concorda, 14% concordam totalmente e os restantes 6% discordam. Mais uma vez ficamos satisfeitos ao verificar que os alunos estão satisfeitos com os materiais de trabalho desta instituição.

Na quinta afirmação – “O bar e a cantina estão totalmente equipados para um bom atendimento a todos os alunos.” – verificamos que os resultados não são muito satisfatórios, uma vez que apenas 31% dos alunos concorda com a afirmação e os restantes 69% discordam.

Por fim, na última afirmação – “A biblioteca e o salão de estudo são espaços calmos e perfeitamente equipados para uma boa sessão de estudo.” – 72% dos alunos concordam, 21% concordam totalmente, 3% discordam e igualmente 3% discordam totalmente. Mais uma vez, as opiniões positivas prevaleceram sobre as negativas.

Em suma, o nosso grupo ficou agradado pelos resultados do inquérito que se revelaram, no geral, positivos para a nossa escola. A maioria dos alunos está satisfeita com as infra-estruturas do Colégio de S. Gonçalo o que deixará, sem dúvida, os nossos directores orgulhosos dos frutos do seu trabalho.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Entrevista a Cláudia Miranda


Apresentamos, agora, uma entrevista realizada a uma ex-aluna e actual Educadora de Infância, Cláudia Miranda.


Há quanto tempo está ligado ao Colégio de S.Gonçalo?
CM: Há 30 anos, desde o 1º ciclo, como profissional há 15 anos.


O que significou para si estudar no Colégio?
CM: Foi um local onde cresci como ser humano, pessoa e cidadão, onde aprendi a distinguir o certo do errado o que me transformou num ser sensível, amigo e preocupado com o próximo.


Que diferenças considera mais significativas entre o Colégio do seu tempo de estudante e o de agora?
CM: O respeito pelos professores, pelo Director e pelas pessoas no geral. E falo não só a nível de alunos, mas também de professores e funcionários.


Considera as regras do regulamento interno actual mais adequadas que as do regulamento anterior? Porquê?
CM: Sim, o sistema de ensino e a sociedade assim o exigem, embora nunca achasse o Colégio do meu tempo nenhuma “prisão” nem com regras demasiado rígidas.


Que aspecto desta instituição lhe agradava mais quando era estudante?
CM: Sermos uma “família” grande, onde todos nos tratavam pelo nome e se cumprimentavam nos corredores. Havia muita amizade entre professores e alunos e ninguém ignorava ninguém.


E o que mais a desagradava?
CM: Algum rigor que por vezes era imposto e que, como qualquer adolescente, não gostei, como as faltas, fumar, etc.


Considera os métodos de ensino, antigo e actual, diferentes? Qual acha o mais adequado?
CM: Ambos têm coisas positivas e negativas, no entanto, segundo me tenho apercebido, parece-me lamentável que o aproveitamento dos alunos hoje, não seja o que poderia ser visto terem recursos que no meu tempo não existiam.


Quais os aspectos mais positivos da sua experiência laboral no Colégio de S.Gonçalo?
CM: A relação com os meus alunos, a amizade que tenho com o meu grupo de trabalho e com os outros elementos da instituição, e a relação de amizade, respeito e carinho com a direcção.

Considera que a educação recebida no Colégio foi crucial para a sua evolução a nível pessoal? Porquê?
CM: Sim, vivi muitas horas com gente muito boa que passou ou ainda permanece nesta instituição e que de alguma forma contribuíram para a formação da minha personalidade.

Qual é a melhor recordação que guarda do Colégio?
CM: Os bons professores que tive e os amigos que ainda hoje preservo do tempo do Colégio.

Biografia e Entrevista a Nuno Gomes - Entrevista

No âmbito do nosso projecto “ O Colégio de São Gonçalo – Ontem e Hoje”, da Área Curricular Não Disciplinar de Área de Projecto, colocámos algumas questões ao jogador de futebol e antigo aluno do Colégio, Nuno Gomes.


Seguem-se agora algumas questões sobre os seus anos de estudante no Colégio de São Gonçalo.



                                                



Com que idade ingressou no Colégio de S. Gonçalo e durante quanto tempo estudou aqui?
NG: Fui para o Colégio de S.Gonçalo com 6 anos para a primeira classe e saí depois do oitavo ano quando tinha 14. Andei 8 anos no Colégio.


Como descreve os anos passados no Colégio de S. Gonçalo?
NG: Foram anos maravilhosos e dos quais tenho muitas saudades.


Qual a melhor recordação que retém dos anos vividos no Colégio? E a pior?
NG: As melhores recordações que tenho, são os passeios de final de ano que tínhamos todos os anos. Além disso, tenho muito boas recordações da maior parte dos professores que tive, da maior parte dos empregados que trabalhavam no Colégio e dos meus colegas de turma. A pior recordação é sem dúvida a menina dos cinco olhos que o Sr. Director Padre Clemente tinha no escritório numa gaveta da secretária dele! Isso ainda existe?? Espero que não! Eheh


Qual o professor que mais o marcou? Porquê?
NG: Foi a Irmã Olímpia, a minha professora de Religião e Moral, porque era uma pessoa que gostava muito de mim, falava muito comigo e me dava muitos conselhos. Marcou-me também o Professor Viana que era meu professor de Educação Física. Era muito exigente e muito bom naquela área.


Considera que a sua passagem pelo Colégio foi importante na construção da sua personalidade?
NG: Foi muito importante pois sempre me transmitiram os valores que eu acredito que estão por trás de uma boa educação. E como passei 8 anos no Colégio numa fase vital da minha infância, considero que foi a experiência adquirida nos meus tempos do Colégio que me permitiu ter bases suficientes para encarar o Mundo complicado que é o futebol.


Foi no Colégio que surgiu a sua paixão pelo futebol?
NG: No Colégio, quase todos os intervalos jogava à bola com os meus amigos e chegamos a fazer alguns torneios entre turmas. A minha paixão pelo futebol nasceu mais ou menos na mesma altura em que entrei para o Colégio.


Em breves palavras, diga-nos o que significa para si o Colégio de São Gonçalo.
NG: O Colégio para mim significa uma fase da minha vida muito bonita, de onde guardo as melhores recordações. Devo ao Colégio muito daquilo que sou hoje, não só profissionalmente mas também como Homem. É um orgulho para mim dizer que fui aluno do Colégio de S.Gonçalo de Amarante.



Cumprimentos a todos,

Nuno Gomes

Biografia e Entrevista a Nuno Gomes - Biografia



Nuno Miguel Soares Pereira Ribeiro, conhecido como Nuno Gomes, nasceu em Amarante, dia 5 de Julho de 1976. É um futebolista português, actualmente na equipa do Sport Lisboa e Benfica e na Selecção Portuguesa de Futebol.


Em 2008, tornou-se no quarto jogador a marcar em 3 Campeonatos Europeus seguidos: Euro 2000, Euro 2004 e Euro 2008.

Actualmente, é o melhor marcador da Selecção Nacional em actividade, com 29 golos em 77 partidas, ocupando o quarto lugar na lista geral, sendo superado por Pauleta (47 golos), Eusébio (41) e Figo (32).

É o 8º jogador mais internacional de sempre com 77 jogos com a camisola da Selecção Portuguesa.

Mudou o seu último nome em homenagem ao seu ídolo de infância Fernando Gomes, antigo jogador do Futebol Clube do Porto.



Carreira

Boavista

Nuno Gomes estreou-se no mundo do futebol pelo Boavista F.C. na época de 94/95 com 18 anos. Marcou 23 golos em 79 jogos nas 3 épocas em que jogou pelo clube até ser transferido para o Benfica. Na época 1996/1997 venceu a Taça de Portugal.

Benfica

A sua estreia no Benfica foi em 1997 onde ficou até 2000. Em 101 jogos marcou 60 golos. O seu sucesso no Euro 2000 fez despertar o interesse de clubes estrangeiros no internacional Português e Nuno Gomes foi transferido em 2000 para o clube Italiano Fiorentina.

Fiorentina

Foi contratado pelo ACF Fiorentina, por um valor de 17 milhões € depois do seu sucesso no Euro 2000. No entanto, o clube italiano passou por dificuldades financeiras, e Nuno Gomes deixou-o dois anos depois. Marcou 11 golos em 55 jogos.

Regresso ao Benfica

Regressou ao Benfica em 2002 mas uma série de lesões fez com que jogasse apenas 70 vezes de 2002 a 2005. Na época 2005/2006 marcou 15 golos na Liga Portuguesa, incluindo um hat-trick contra a União de Leiria fazendo com que terminasse em segundo lugar na lista de melhores marcadores.

Desde a época 2006/2007 a sua titularidade começou a ficar em risco, especialmente depois da contratação de Óscar Cardozo. Mesmo assim, foi escolhido capitão e ainda marcou 9 golos.

Em 2008 atingiu a marca de 150 golos em jogos oficiais pelo Sport Lisboa e Benfica, passando a constar na lista dos 10 melhores marcadores de sempre do clube. É também o 4º melhor marcador de sempre do clube nas competições europeias. Conta com mais de 350 presenças em jogos oficiais pelo clube.

Pelo Sport Lisboa e Benfica, marcou golos em todas as competições em que participou: Campeonato (115), Taça de Portugal (15), Taça Uefa (11), Liga dos Campeões (7), Pré eliminatórias da Liga dos Campeões (4), Supertaça (1) e Taça da Liga (1).

O seu contrato foi renovado por mais 2 anos em Julho de 2009, devendo a sua carreira acabar no Sport Lisboa e Benfica.

Selecção nacional

Nuno Gomes tem alcançado sucesso em todos os escalões da Selecção Portuguesa que já representa desde a selecção nacional sub-15.

Estreou-se na Selecção AA com 19 anos em 1996 num jogo amigável contra a França. Marcou o primeiro golo no jogo de abertura do Euro 2000, contra a Inglaterra num jogo que Portugal recuperou de uma desvantagem de 2 golos para vencer o jogo por 3-2. Terminou a competição com quatro golos depois de Portugal ter sido eliminado pela França nas semi-finais.

Nos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2002, marcou sete golos em seis jogos, porém na fase final do campeonato só jogou dois jogos como substituto.

No Euro 2004, jogou todos os jogos, marcando o golo vitorioso contra a Espanha levando Portugal para os quartos-de-final.

Entrevista a Irmã Fátima

No âmbito do nosso projecto “ O Colégio de São Gonçalo: Ontem e Hoje”, da Área Curricular Não Disciplinar de Área de Projecto, colocamos algumas questões à Irmã Fátima, ex-docente no nosso Colégio, sobre a sua vivência nesta instituição.




Onde nasceu?
IF: Nos Açores, concretamente na Ilha do Faial.


Durante quantos anos esteve ao serviço do Colégio de São Gonçalo?
IF: 24 anos.


O que a levou a ingressar na Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras?
IF: Um apelo de Deus e um desejo muito grande de praticar o bem, imitando as Irmãs maravilhosas que conheci no Colégio onde estudei.


“Onde houver o bem a fazer que se faça”. Este lema das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras influenciou de alguma forma a sua obra no Colégio de São Gonçalo?
IF: Tanto quanto fui capaz, não me poupei a esforços para desempenhar bem a minha missão, nesse grande espaço, CSG, para onde a Congregação me enviou, em 1977.


Quais os princípios a que obedece a sua Congregação?
IF: A CONFHIC (Congregação das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição) segue, como princípio fundamental, o Carisma da Hospitalidade, expressão da ternura e misericórdia de Deus para com todos, especialmente para com os mais necessitados.


Sente-se realizada enquanto Irmã Franciscana Hospitaleira?
IF: Sim, e muito consciente de que cada um de nós ao fazer uma opção deixa muitas de lado, mesmo sendo boas. Assim, decidimos agarrar aquela que mais nos cativa e fazemos dela o nosso projecto de vida. É nisto que consiste a verdadeira felicidade e eu SOU FELIZ.


O que mais lhe agrada na difícil tarefa que é ensinar?
IF: É quando sinto que alguém (aluno/a) sintoniza comigo, numa ânsia de querer saber sempre mais, e se empenha naquilo que lhe é proposto.


Que disciplinas/áreas curriculares não disciplinares já leccionou?
IF: Leccionei particularmente História e EMRC.Português, Estudo Acompanhado e Formação Cívica também fizeram parte do meu ensino.


Qual a disciplina que mais lhe apraz leccionar?
IF: História.


Que qualidades aprecia em particular nos seus alunos?
IF: A responsabilidade pelo trabalho que lhes é pedido e o respeito pelo ambiente da sala de aula.


Actualmente, desempenha a sua missão no Colégio da Bonança. Descreva-nos o seu quotidiano.
IF: A minha missão no CNSB é menos absorvente do que no CSG, pois sou apenas docente e prefeita junto de um pequeno grupo de internas. Para além disso tenho actividades ligadas à vivência religiosa numa Comunidade de 20 Irmãs.

A sua passagem pelo Colégio de São Gonçalo é recordada por muitos, ainda hoje. Como avalia o trabalho aqui desempenhado?
IF: Já quase respondi a esta questão na pergunta nº.4. Porém, numa escala de 1 a 5, acho que posso ser avaliada pelo nível 4, pois como sou muito exigente, olhando para trás, talvez pudesse ter feito melhor, em algumas circunstâncias.


Que funções desempenhou, no Colégio de São Gonçalo, ao longo dos anos aqui passados?
IF: Fui Professora, Directora de Turma, Prefeita no Internato e Responsável pela Secretaria.


 Acompanhou, a par e passo, o crescimento do Colégio, quer em termos de instalações quer em termos de número de alunos. Descreva-nos essa evolução.
IF: Quando aí cheguei em 1977, o Colégio devia ter à volta de 700 alunos e pouco mais de uma dúzia de professores. Quando saí, em 2001, o número de alunos triplicara e o número de professores ultrapassava a centena. Logicamente, se o número de utentes aumentou, o espaço teve de alargar também. Uma coisa é certa, apesar da tripulação ter aumentado, procurou-se manter sempre um fio condutor, onde a disciplina, o respeito e o trabalho eram palavra de ordem. Esse bom ambiente deve-se, em grande parte, à figura muito presente do Sr. Padre Clemente, ilustre Director.


Monsenhor Manuel Clemente foi, sem dúvida, o grande impulsionador desta instituição de mérito, que é hoje o Colégio de São Gonçalo. Dê-nos a sua opinião acerca do trabalho desenvolvido por este grande vulto da comunidade amarantina.
IF: O Sr. Padre Clemente é um líder inato. Com um pulso firme, mas com muita dedicação e a tempo inteiro, geriu uma grande “nau”, mesmo quando os ventos eram contrários. Esperemos que a “equipe” sucessora seja digna de tão grande Mestre.


Lembre um episódio particularmente marcante aquando da sua estada no Colégio de São Gonçalo.
IF: Em 24 anos passaram-se muitos momentos dignos de registo. Neste momento, saliento a celebração das Bodas de Ouro do CSG.


Foi para si gratificante o trabalho desenvolvido no internato feminino no Colégio de São Gonçalo?
IF: Sim. Combinando exigência e muita compreensão, acompanhei muitos grupos de jovens, sem registar grandes problemas de relacionamento. Muitas delas ainda me saúdam com muito carinho.


Os tempos mudaram. Recorde as dificuldades que sentiu na acção diária enquanto professora no Colégio de São Gonçalo e compare com os dias de hoje.
IF: Não tenho consciência de grandes dificuldades no meu trabalho, como docente, no CSG. Tive sempre alunos brilhantes e alunos apagados. Soube aceitar as diferenças, mas apelei sempre a mais e melhor. Ainda hoje assim faço, embora encontre terreno mais “pedregoso”.


Relativamente ao comportamento dos alunos, considera existirem diferenças significativas em relação aos de ontem?
IF: Sim, em alguns casos pontuais, sobretudo pela falta de ajuda das famílias que são muito permissivas e pela despenalização existente em relação a certos comportamentos, o que os torna mais frequentes, dificultando o bom ambiente que deve ter uma Escola de Sucesso. Em consequência disto, temos docentes mais desmotivados e muitos deles com problemas de saúde, a nível psicológico, e muitos alunos com baixos níveis de aproveitamento.


Foi-nos dito que a Irmã Fátima acompanha os tempos de hoje e é uma pessoa muito atenta à inovação tecnológica. Como inova nas suas aulas de História e Português?
IF: Sempre gostei de continuar a sentir-me aluna e, sendo assim, nunca deixei de aprender tudo o que pudesse facilitar e aperfeiçoar a minha função docente, participando em imensas acções de formação para professores. Nas minhas aulas, procuro diversificar bastante os trabalhos, privilegiando as novas tecnologias. Além do recurso ao computador e quadros interactivos, recorro à dramatização, debates, concursos e visitas de estudo. Tudo isto é muito do agrado dos alunos.


Sente alguma nostalgia ou saudade dos tempos aqui vividos?
IF: Seria uma anormalidade e fraco sinal eu não me lembrar, com saudade, dessa grande Instituição e de muitos daqueles que aí estão ou por aí passaram e que acompanho à distância, com uma prece ou uma saudação amiga pelos seus êxitos.


Gostaríamos que deixasse uma mensagem para: o corpo docente do Colégio de São Gonçalo e ,por último, para os nossos alunos.
IF: Para os docentes, deixo um pensamento de Raoul Follereau “Todo o amor semeado, cedo ou tarde florirá”. Por isso, não desistam da vossa linda missão de educadores; Para os alunos, cito o filósofo, Sócrates, “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. Meninos e meninas, sem trabalho, pouco mais do que nada se consegue.


Deixe-nos com um pensamento que considere útil ao nosso crescimento pessoal.
IF: Hoje, melhor do que ontem; Amanhã, melhor do que hoje.

Cursos Tecnológicos do Colégio

Curso Tecnológico de Gestão e Dinamização Desportiva


Disciplinas:


- Português
- Filosofia
- Língua Estrangeira I e II
- Educação Física
- Educação Moral e Religiosa Católica
- Matemática B
- Biologia e Geologia ou Economia A ou Física e Química A
- Psicologia A
- Ciências da Vida e do Comportamento Humano
- Fundamento do Treino Desportivo
- Teoria e Prática da Animação Recreativa e Desportiva
- Gestão e Desenvolvimento Desportivo
- Projecto de Aptidão Tecnológica
-Estágio

Curso Tecnológico de Química Industrial e Ambiental


Disciplinas:


- Português
- Filosofia
- Língua Estrangeira I e II
- Educação Física
- Educação Moral e Religiosa Católica
- Matemática B
- Biologia e Geologia ou Economia A
- Ciências e Tecnologias do Ambiente
- Química Tecnológica
- Física e Química A
- Bioquímica e Microbiologia
- Projecto de Aptidão Tecnológica
- Estagio

Curso Tecnológico de Informática


Disciplinas:


- Português
- Filosofia
- Língua Estrangeira I e II
- Educação Física
- Educação Moral e Religiosa Católica
- Matemática B
- Física e Química A ou Geometria Descritiva A ou Economia A
- Utilização de Ferramentas Informáticas
- Estudo das Tecnologias de Informática
- Bases de Programação
- Organização e Tratamento de Dados
- Desenvolvimento de Aplicações Web
- Complementos de Programação
- Técnicas avançadas de Programação
- Projecto de Aptidão Tecnológica
- Estágio


Curso Tecnológico de Informática e Gestão


Disciplinas:


- Português
- Filosofia
- Língua Estrangeira I e II
- Educação Física
- Educação Moral e Religiosa Católica
- Matemática B
- Economia A ou Língua Estrangeira II ou III
- Metodologias de Programação
- Técnicas Contabilísticas
- Sistemas Informáticos e Ferramentas de Produtividade
- Base de Dados
- Aplicações Informáticas Empresariais
- Organização e Gestão Empresarial
- Projecto de Aptidão Tecnológico
- Estágio

Curso Tecnológico de Animação Sociocultural


Disciplinas:


- Português
- Filosofia
- Língua Estrangeira I e II
- Educação Física
- Educação Moral e Religiosa Católica
- Psicologia A
- Historia B ou Geografia A
- Oficina de Expressão e Comunicação
- Educação para a Saúde Publica
- Praticas de Intervenção Social
- Sociologia
- Projecto de Aptidão Tecnológico
- Estágio

Curso Tecnológico de Comunicação, Informação e Multimédia



Disciplinas:


- Português
- Filosofia
- Língua Estrangeira I e II
- Educação Física
- Educação Moral e Religiosa Católica
- Historia A
- Língua Estrangeira II ou III ou Geografia A ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais
- Teoria da Comunicação
- Grafismo de Comunicação
- Aplicações Informáticas e Multimédia
- Projecto de Aptidão Tecnológico
- Estágio


Curso Tecnológico de Contabilidade e Gestão


Disciplinas:


- Português
- Filosofia
- Língua Estrangeira I e II
- Educação Física
- Educação Moral e Religiosa Católica
- Matemática B
- Economia A ou Língua Estrangeira II ou III
- Técnicas Contabilísticas
- Aplicações Informáticas Empresariais
- Calculo Financeiro
- Fiscalidade
- Gestão e Marketing
- Sociologia das Organizações
- Projecto de Aptidão Tecnológico
- Estágio

Curso Tecnológico de Mecânica


Disciplinas:


- Português
- Filosofia
- Língua Estrangeira I e II
- Educação Física
- Educação Moral e Religiosa Católica
- Matemática B
- Física e Química A ou Geometria Descritiva A
- Desenho Técnico de Mecânica
- Práticas Oficinais de Mecânica
- Tecnologias
- Práticas de Mecânica Automóvel
- Técnicas de Produção Mecânica
- Práticas de Manutenção Mecânica
- Projecto de Aptidão Tecnológico
- Estágio

Curso Tecnológico de Design de Comunicação e Multimédia


Disciplinas:


- Português
- Filosofia
- Língua Estrangeira I e II
- Educação Física
- Educação Moral e Religiosa Católica
- Geometria Descritiva A
- História da Cultura e das Artes ou Matemática B
- Desenho B
- Design de Comunicação e Multimédia
- Informática Aplicada ao Design Gráfico/Multimédia
- Oficina de Design de Comunicação e Multimédia
- Projecto de Aptidão Tecnológico
- Estágio


Curso Tecnológico de Turismo Cultural e Ambiental


Disciplinas:


- Português
- Filosofia
- Língua Estrangeira I e II
- Educação Física
- Educação Moral e Religiosa Católica
- História da Cultura e das Artes
- Língua Estrangeira II ou III ou Geografia A ou Economia A
- Comunicação e Animação Turística
- Técnicas Administrativas e de Gestão Turística
- Ecologia e Educação Ambiental
- Património Cultural e Natural
- Projecto de Aptidão Tecnológico
- Estágio