quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Colégio, uma parte de mim, por Marta Pinha



Não sei dizer se é fácil ou difícil para mim falar sobre o Colégio. Mas dói. Dói no bom sentido porque os anos que aqui passei, foram fantásticos. Dói no mau sentido porque chegou a hora de me despedir.

Lembro-me vagamente dos anos passados no infantário, com a professora Luísa. Lembro-me dos colegas, das brincadeiras simples, próprias de criança. Apesar de serem vagas lembranças, ficou a sensação de felicidade, de diversão dos anos no Jardim de Infância.

As recordações da primária já são mais vivas! Lembro-me dos primeiros conhecimentos obtidos com a professora Emília Soares, das festas no final dos anos e dos passeios. Foram quatro anos maravilhosos, onde conheci pessoas que, ainda hoje, considero grandes amigos.

Os anos que vivi, do 5º ao 9º ano, foram os melhores. Cada ano me ensinou coisas que os dias não chegaram a conhecer, e todos os conhecimentos e amizades forma úteis. Foram nestes anos que experimentei pela primeira vez as verdadeiras amizades, o primeiro amor, as primeiras desilusões… enfim, tudo o que faz parte da adolescência.

O ensino secundário não podia ter sido melhor. Conheci pessoas fantásticas, amizades para toda a vida. Conheci professores que recordarei para sempre, quer pelos conhecimentos que me transmitiram, quer pela amizade que sempre demonstraram para comigo. Foram nestes três anos que alcancei um grau de maturidade elevado, que adquiri valores que irei seguir toda a vida e que me tornei uma pessoa melhor

Só tenho que agradecer ao Colégio. Obrigado por fazeres de mim o que eu sou. Obrigado pelas memórias. Pelos teus ecos, em cada lugar por onde eu passei nesta casa. Pelas lágrimas e pelos sorrisos, pela dor, pela alegria e pelo amor. Obrigado pela infância, pela “escola” que és. Obrigado pelos amigos que partiram, e pelos amigos que ainda estão presentes mas que irão partir também.

És belo. És parte de mim. Sempre o serás. No entanto, chegou a hora de seguir em frente. De criar laços com o presente. Com o mesmo carinho de sempre continuarei a olhar para um passado que estará sempre presente.

1 comentário:

  1. Gostei imenso de ver aqui o Colégio de S. Gonçalo que frequentei há vários anos atraz quando era jovem como todos vós que agora fazeis parte de uma Instituição que vos vai ser de utilidade e boa formação para o resto dos tempos que hão-de vir. Estudai, convivei, trabalhai e diverti-vos - não percais a oportunidade de ser felizes -. O tempo, a beleza, a juventude são como o vento calmo e acariciadõr que corre aí em baixo no Tãmega nas tardes quentes de Estio e nos levam à noite a cheirar as tílias da Florestal e os botões de laranjeira - que já não existem - no Rossio das Garridas... Esvoaçam, inebriam-nos os sentidos e acabam por deixar só recordações - que se foram bem aproveitadas e fruídas - serão um apoio que todos os dias - nos momentos mais nostálgicos - nos fazem renovar - mesmo que seja só no pensamento...
    Felicidades para todos os jovens que tem alguem que -sendo mais idoso - partilha e dá o que tem - experiencia da vida e alguma sabedoria que bebeu tambem nesse Colégio de S. Gonçalo...
    Até sempre!

    ResponderEliminar